Mais de 500 congressistas participaram dos 4 dias de evento, dentre eles estiveram presentes recuperandos da APAC masculina e feminina de Itaúna.
Entre os dias 22 e 25 de junho foi realizado o Congresso das APACs com o tema “ Ninguém é irrecuperável” , onde foi comemorado 50 anos do nascimento das APACs no país. Mais de 500 congressistas estiveram presentes no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, onde participaram de o mesas redondas temáticas, conferências, workshop, apresentações artísticas, dentre outras atividades que trataram de temas relacionados à humanização da pena.
O evento contou com participação de recuperandos de várias APACs, autoridades de todo país e também do mundo. As APACs de Itaúna contaram com a presença de 14 congressistas, dentre eles três recuperandos e o juiz da Vara de Execução Penal, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz.
Durante os dias de evento era possível ver a felicidade nos olhos dos recuperandos pela oportunidade de serem congressistas e participar desse evento em comemoração aos 50 anos das APACs. A recuperanda da APAC feminina, L.S.C., de 33 anos, descreveu o que sentiu de forma genuína:
“ Me senti gente de verdade. Me sinto com a alma leve e renovada. Meu sentimento é de eterna gratidão”, disse Lidiane.
O Congresso das APACs é realizado de 5 em 5 anos e é organizado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados- FBAC.